Conselheiro 'chavista' é morto na Venezuela

Em Caracas

Eliécer Otaiza, conselheiro "chavista" do município de Libertador e que participou com o finado presidente Hugo Chávez da tentativa de golpe de Estado de 1992, foi morto a tiros, informou nesta segunda-feira (28) o ministro do Interior e Justiça, Miguel Rodríguez.

O corpo de Otaiza "apresenta quatro impactos de bala", disse Rodríguez à TV estatal, antes de descrever o prefeito como um "quadro importante para a revolução".

A última vez que foi visto com vida estava em uma reunião de amigos no município de Baruta, no sudeste de Caracas, e seu corpo foi encontrado no sábado em um bairro do município de Hatillo, no subúrbio da capital.

O ministro não abordou os possíveis motivos do crime, mas a imprensa local acredita que Otaiza foi vítima de um assalto.

Segundo dados da ONU referentes a 2012, a Venezuela é o segundo país do mundo em taxa de homicídios, com 53,7 por cada 100 mil habitantes.

"No sábado a polícia o encontrou, sem identificação, e foi levado para o necrotério, disse Rodríguez, acrescentando que a caminhonete de Otaiza estava abandonada e tinha um impacto de bala.

Otaiza foi deputado e diretor do serviço venezuelano de Inteligência, entre outros cargos, e no momento integrava o conselho do município de Libertador, no centro de Caracas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos