Bombardeios em cidade curda na Síria após avanço jihadista

BEIRUTE, 30 Set 2014 (AFP) - A coalizão liderada por Washington bombardeou na madrugada desta terça-feira a região de Ain al-Arab, ante o avanço dos jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI), que estão muito perto da cidade curda síria na fronteira com a Turquia.

Os jihadistas do EI estão desde segunda-feira a apenas cinco quilômetros da terceira maior cidade curda da Síria (chamada de Kobaneh pelos curdos), segundo a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"A coalizão árabe-americana realizou na segunda-feira à noite dois bombardeios contra posições do EI, uma ao leste e a outra ao oeste de Kobaneh, perto da cidade", afirmou Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH.

Quase 20 foguetes lançados pelos jihadistas contra o centro de Ain al-Arab deixaram três mortos na segunda-feira, segundo a ONG.

O EI nunca esteve tão perto da cidade desde o início da ofensiva na região, há duas semanas.

Caso consigam entrar na localidade, os jihadistas passariam a controlar uma faixa de território contínua na região norte da Síria, ao longo da fronteira turca.

A coalizão também bombardeou as imediações da localidade de Tall Abyad, na fronteira com a Turquia e situada na província de Raqa (norte), principal reduto do EI.

Os ataques aéreos também apontaram para dois locais sob controle do EI na província de Deir Ezor (leste), um acampamento de treinamento e uma área transformada em sede pelos jihadistas, anunciou o OSDH.

A ofensiva aérea iniciada há uma semana na Síria pelos Estados Unidos e seus aliados provocou mais de 200 mortes entre os jihadistas e 22 entre os civis, informou a ONG.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos