Conheça a estrutura do grupo jihadista Estado Islâmico

BAGDA, 11 Nov 2014 (AFP) - O grupo Estado Islâmico (EI) conta com estruturas nos territórios sírios e iraquianos sob seu controle, segundo informações obtidas, apesar da pouca transparência desta organização jihadista dirigida por Abu Bakr al-Bagdadi.



ORGANIZAÇÃO GERAL

"A estrutura administrativa do EI - tanto em nível regional como transnacional - conta com todos os atributos de um verdadeiro Estado", afirma Aymenn al Tamimi, pesquisador do Middle East Forum.

Mas a personalidade de seu chefe, o iraquiano Abu Bakr al Bagdadi, desempenha um papel proeminente o funcionamento do grupo. Há informações não confirmadas de que Bagdadi teria ficado ferido ou teria morrido nos ataques aéreos da coalizão internacional.

"Se Bagdadi morreu ou ficou gravemente ferido, isso abrirá um período de incerteza para a organização", observa Tamimi, que ignora quem poderá substitui-lo.



O CALIFA

Abu Bakr al-Bagdadi dirige tanto o grupo jihadista como o 'califado' que ele proclamou em junho nos territórios iraquianos e sírios tomados pelo EI.

Ele adotou o título de "califa", um regime político islâmico desaparecido há quase um século. E se considera o chefe de todos os muçulmanos no mundo, dos quais exige lealdade e obediência.



ADJUNTOS

Abu Muslim al-Turkmani é considerado o adjunto de Bagdadi para o Iraque, onde o grupo lançou uma vasta ofensiva em junho, apoderando-se de territórios a norte e a oeste de Bagdá. Abu Ali al-Anbari se encarrega, por sua parte, da Síria, onde o grupo controla várias zonas no norte e nordeste do país.



COMANDANTE MILITAR

Omar al-Shishani é o comandante militar do EI de maior escalão. É reconhecido por sua barba ruiva.



PORTA-VOZ

Abu Mohamed al-Adnani é o porta-voz do grupo e um de seus principais dirigentes. Aparece em várias mensagens de áudio divulgadas pelo EI, que jamais publicou fotos suas.



CONSELHO DA SHURA

O conselho da shura estaria composto por dirigentes do EI. Aconselha Bagdadi e aplica suas ordens. Bagdadi aparentemente dispõe de seu próprio gabinete.

OUTROS CONSELHOS

Segundo várias informações, a organização teria outros conselhos para temas específicos, principalmente militares, de segurança, financeiros e para a mídia.



ORGANIZAÇÃO TERRITORIAL

O grupo dividiu o território que controla na Síria e no Iraque (e, inclusive, algumas zonas que não controla) em "wilayas" (regiões administrativas). Elas são dirigidas por governadores e possuem suas próprias estruturas militares e administrativas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos