Cuba e EUA avançam para rápida retomada de voos comerciais

Na Cidade do México

Havana, 17 dez 2015 (AFP) - Cuba e Estados Unidos obtiveram "progressos importantes" no propósito de retomar seus voos comerciais, interrompidos há mais de meio século, e "em breve" divulgarão um "acordo preliminar", informou nesta quarta-feira uma alta funcionária cubana.

Um ano após o início de uma histórica aproximação política, os dois governos analisaram o tema nos últimos dois dias em Washignton, disse Josefina Vidal, diretora da chancelaria cubana para os Estados Unidos.

Delegações dos dois países discutiram "em Washington temas referentes à aviação civil e realizaram progressos importantes na negociação de um memorando de entendimento sobre o estabelecimento de voos regulares entre Cuba e Estados Unidos", declarou Vidal.

"Em breve estarão em condições de divulgar o anúncio sobre o acordo preliminar para este tema".

O acordo para a retomada dos voos será o mais importante em matéria comercial já alcançado pelos governos de Barack Obama e Raúl Castro desde a retomada das relações.

Os voos comerciais entre Cuba e Estados Unidos foram cancelados há 53 anos, mas desde meados dos anos 70 estão autorizados os voos charter, sob certas condições.

Atualmente, um cidadão americano pode viajar diretamente a Cuba em voo charter, desde que seja para fins humanitários, acadêmicos, esportivos, culturais e de pesquisa.

O turismo está expressamente proibido pelas normas do embargo imposto em 1962.

Ao menos 400 mil cubanos residentes nos Estados Unidos viajam a cada ano, em média, para a Ilha em voos fretados.

ag-vel/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos