1,3 tonelada de cocaína é apreendida na América Central

Em Bogotá

  • Petty Officer 2nd Class LaNola Stone/U.S. Coast Guard via AP

    1,3 tonelada de cocaína é apreendida na América Central

    1,3 tonelada de cocaína é apreendida na América Central

Autoridades de Colômbia apreenderam 1,3 tonelada de cocaína transportada em duas lanchas pelo oceano Pacífico para a América Central, informou nesta quinta-feira a Polícia Nacional em um comunicado.

A operação foi realizada na terça-feira nas águas do Pacífico, onde foram interceptadas as duas embarcações, prendendo seus sete tripulantes, dois equatorianos e cinco colombianos.

As duas lanchas, que segundo as autoridades colombianas se dirigiam à América Central, tinham registro equatoriano e foram interceptadas graças a trabalhos conjuntos da Polícia e da Armada da Colômbia.

O major Jorge Rodríguez, diretor da divisão de Investigação Criminal e Interpol da Polícia Nacional, explicou a jornalistas que a operação provavelmente permitirá o desbaratamento de uma organização de tráfico de drogas, que produz no sul da Colômbia e tem alianças com o cartel de drogas mexicano de Sinaloa.

"A investigação permitiu, ao longo desse ano, a apreensão dessa estrutura (criminosa) em particular de mais de 10 toneladas de cocaína", explicou Rodríguez, que não quis revelar no nome da organização narcotraficante envolvida no caso. Os sete capturados, as lanchas e a droga estão sob a guarda da justiça colombiana.

A Colômbia é o principal produtor mundial de folha de coca, insumo-chave para a elaboração da cocaína, e, de acordo com um relatório recente da ONU, o país produziu 442 toneladas da droga em 2014, 52% a mais do que no ano anterior.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos