Veja as viagens que Francisco fez em 30 meses de pontificado

Na Cidade do Vaticano

O papa Francisco, o pontífice número 266 da história da Igreja Católica, já fez nove viagens ao exterior desde que foi eleito em 13 de março de 2013.

- Brasil: Em sua primeira viagem ao exterior (de 22 a 29 de julho de 2013), apenas cinco meses depois de ser eleito, Francisco presidiu a 28ª Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu no Rio de Janeiro.

Na viagem substituiu o papamóvel blindado por um veículo branco totalmente aberto e quebrou o protocolo em várias oportunidades para se aproximar dos fiéis.

- Terra Santa: A segunda viagem foi uma peregrinação de três dias (24 a 26 de maio de 2014), a Terra Santa, que incluiu Jordânia, Belém (na Cisjordânia) e Jerusalém.

O papa defendeu o diálogo e a paz no Oriente Médio, dialogou com o líder da Igreja ortodoxa, rezou pela paz, se reuniu com o rei Abdallah II, o presidente palestino Mahmud Abbas, o presidente israelense Shimon Peres e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Francisco foi acompanhado por dois amigos e compatriotas argentinos, o rabino Abraham Skorka e o professor muçulmano Omar Abboud.

- Coreia do Sul: A primeira viagem de um papa ao continente asiático em 15 anos teve como destino a Coreia do Sul (de 13 a 18 de agosto de 2014). Francisco se despediu com um apelo emotivo à unidade entre os coreanos do Norte e do Sul, divididos após a Segunda Guerra Mundial.

- Albânia: Francisco celebrou uma visita de 11 horas em 21 de setembro de 2014 a Albânia, primeiro país da Europa que visitou, escolhido por ser uma das "periferias do mundo", entre os mais pobres e esquecidos do velho continente.

- Estrasburgo (França): Em 25 de novembro de 2014 Francisco fez uma rápida visita de menos de quatro horas a Estrasburgo (França) para discursar no Parlamento Europeu e no Conselho da Europa sobre justiça social e tolerância, em uma Europa em crise que vive um inquietante aumento do extremismo.

- Turquia: Francisco visitou a Turquia entre 28 e 30 de novembro de 2014, uma viagem com escalas em Ancara e Istambul, símbolo de sua vontade de defender o diálogo entre as religiões e os cristãos da região, ameaçados pela guerra.

- Sri Lanka e Filipinas: Francisco viajou pela segunda vez à Ásia entre os dias 12 e 19 de janeiro de 2015 para visitar o Sri Lanka e as Filipinas, uma maneira de reconhecer a importância do continente para a Igreja Católica, que está perdendo fiéis em outras regiões do mundo.

O papa concluiu a viagem com uma missa em Manila que reuniu seis milhões de pessoas, um recorde.

- Bósnia e Herzegovina: O chefe da Igreja Católica celebrou uma visita relâmpago a Sarajevo em 6 de junho de 2015 para estimular o processo de paz na Bósnia e Herzegovina e promover a coexistência entre sérvios, croatas e muçulmanos.

- Equador, Bolívia e Paraguai: Francisco fez uma viagem de uma semana, de 5 a 12 de julho de 2015, aos três países mais pobres da América do Sul, Equador, Bolívia e Paraguai, onde pediu perdão pelos crimes contra os indígenas durante a conquista da América.

- Cuba e Estados Unidos: Francisco iniciará no sábado a 10ª viagem de seu papado, a Cuba e Estados Unidos, uma oportunidade para estabelecer pontes entre o país comunista e a superpotência capitalista.

Entre 25 e 30 de novembro já está prevista uma viagem à África, com escalas no Quênia, Uganda e República Centro-Africana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos