Eslovênia disposta a receber 'até dez mil' refugiados

Em Frankfurt am Main (Alemanha)

A Eslovênia está disposta a acolher "até dez mil" refugiados caso seja solicitada, declarou a embaixadora eslovena na Alemanha, Marta Kos Marko, em entrevista publicada neste sábado (19) pela imprensa alemã.

"Quando os refugiados nos solicitarem asilo, nós os acolheremos e os protegeremos. Temos a capacidade para fazer isto. Podemos acolher até dez mil", declarou Kos Marko em entrevista ao jornal regional "Rheinische Post".

"Nós conhecemos a solidariedade quando estávamos em guerra, em 1991. Nesta época, Áustria e Itália estavam prontas para nos ajudar. Agora, sentimos o dever moral de ajudar os refugiados".

Estas declarações ocorrem no momento em que a Eslovênia, país com dois milhões de habitantes, enfrenta um grande fluxo de migrantes em direção ao oeste da Europa.

O país defende o respeito à inviolabilidade da fronteira do espaço Schengen, ao qual se incorporou no final de 2007, mas o primeiro-ministro Miro Cerar declarou nesta sexta-feira que a Eslovênia poderá criar corredores de trânsito se os imigrantes continuarem chegando em grande número, para que possam chegar à Europa ocidental em boas condições.

A Eslovênia suspendeu o tráfego ferroviário com a Croácia depois que um grupo de 150 emigrantes tentou entrar no país em um trem com destino a Zurique.

As autoridades eslovenas registraram nesta sexta-feira a chegada de mais de mil imigrantes no país, enquanto 700 seguiam aglomerados no posto de fronteira de Obrezje, 20 km a leste de Zagreb, a capital croata.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos