Explosões matam 85 no nordeste da Nigéria

Maiduguri, Nigéria, 21 Set 2015 (AFP) - Pelo menos 85 pessoas morreram em várias explosões atribuídas aos islamitas do Boko Haram em Maiduguri, no nordeste da Nigéria - relataram moradores locais.

Mais cedo nesta segunda-feira, a Polícia havia informado que o número de vítimas chegava a 54.

"Posso lhes garantir que morreram pelo menos 85 pessoas", disse à AFP o morador Sabo Ahmed. "Os números divulgados pela Polícia correspondem apenas ao das vítimas transferidas para o hospital", acrescentou.

De acordo com o porta-voz da Polícia estadual de Borno, Victor Isuku, "54 pessoas morreram, e outras 90 ficaram feridas", depois das explosões ocorridas no domingo à noite em Maiduguri.

O balanço anterior era de pelo menos 21 mortos.

"Muitas outras pessoas morreram e foram transportadas por seus familiares", acrescentou Ahmed.

Alhaji Jidda, outro habitante de Maiduguri, confirmou os números fornecidos por Ahmed: "com base nos números que reunimos, morreram mais de 85 pessoas".

Uma fonte de segurança, que pediu para não ser identificada, confirmou: "sim, o número de mortos deve ser maior do que o que foi dado (54), mas é o número oficial".

Segundo as equipes de socorro e os militares, houve pelo menos três explosões diferentes nos bairros de Gomari e de Ajilari, em Maiduguri.

Testemunhas teriam dito, porém, que houve quatro deflagrações, duas delas em uma mesquita e perto de um grupo de pessoas que acompanhavam uma partida de futebol pela televisão.

Segundo as últimas estimativas da ONU, a violência do Boko Haram, um grupo que quer impor um Estado Islâmico no norte da Nigéria, e sua repressão por parte do Exército nigeriano deixaram pelo menos 15.000 mortos desde o início da insurreição em 2009.

str-phz/ric/app-age/lmm./tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos