Eslovênia vira novo destino de refugiados e recebe migrantes da Croácia

Em Petisovci (Eslovênia)

  • Borut Zivulovic/AFP

    Refugiados à espera de registro na fronteira para entrar na Eslovênia

    Refugiados à espera de registro na fronteira para entrar na Eslovênia

A Eslovênia recebeu na manhã deste sábado os seis primeiros ônibus de migrantes procedentes da Croácia.

Três ônibus seguiram para um centro de recepção, segundo a polícia, e os passageiros dos outros três foram registrados diretamente na fronteira.

Os migrantes dos três ônibus foram submetidos a uma revista prévia a um controle de identidade. A polícia informou que eles serão levados para um centro de recepção próximo da fronteira com a Áustria e terão total liberdade para deixar o local e prosseguir viagem.

O novo roteiro de viagem foi motivado pelo fechamento da fronteira da Hungria com a Croácia aos migrantes na noite de sexta-feira.

Depois do anúncio do fechamento por parte do governo húngaro, a Croácia anunciou que enviaria os migrantes que transitam por seu território para a Eslovênia.

O governo esloveno, que enviou reforços à fronteira e suspendeu o tráfego ferroviário com a Croácia, informou que mantém conversações com Zagreb para criar "um ou dois" pontos de atendimento aos migrantes.

A Hungria fechou na sexta-feira os principais pontos de passagem de migrantes na fronteira com a Croácia, bloqueada agora em vários trechos por uma grande cerca de alambrados.

Os postos de fronteira de Beremend e Letenji permanecem abertos para as pessoas com documentos, mas não aceitam os migrantes sem vistos.

Mais de 170.000 migrantes entraram na Hungria pela fronteira com a Croácia desde 15 de setembro. Os dois países estabeleceram uma colaboração para assegurar o trânsito diário.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos