Candidato do poder vence eleição presidencial na Tanzânia

Dar es Salaam, 29 Out 2015 (AFP) - O candidato do partido no poder na Tanzânia, John Magufuli, venceu a eleição presidencial com mais de 58% dos votos, anunciou nesta quinta-feira a Comissão Eleitoral Nacional, um resultado rejeitado pela oposição que reivindicou a vitória.

"Declaro oficialmente que John Pombe Magufuli foi eleito presidente da República Unida da Tanzânia", declarou o presidente da comissão eleitoral, Damian Lubuva.

Magufuli conquistou 58,46% dos votos e superou sem dificuldades o seu maior rival, Edward Lowassa, membro do Chadema (Partido para a Democracia e o Desenvolvimento), que registrou 39,97% dos votos.

Mas o ex-primeiro-ministro Lowassa recusou-se a aceitar esses resultados e proclamou sua vitória, acusando a comissão eleitoral de ter falsificado os resultados.

"Nós nos recusamos a aceitar esta tentativa de privar os cidadãos dos seus direitos democráticos, que é exatamente o que fez a Comissão Eleitoral Nacional ao anunciar os resultados que não são reais", disse Lowassa.

"Pedimos que a Comissão Eleitoral anuncie que Edward Lowassa é o novo presidente da República Unida da Tanzânia", acrescentou.

O Chama Cha Mapinduzi (CCM), único partido até 1992, e o Tanu (União Nacional Africana do Tanganiza) do qual procede, governaram o país desde a sua criação, em 1964, por meio da fusão entre Tanganica continental e Zanzibar.

Magufuli, de 56 anos, sucede Jakaya Kikwete, que o governo o país por dois mandatos.

jku-pjm/cyb/de/gm/erl/mr

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos