Putin, Merkel, Obama e papa Francisco: os mais influentes para a Forbes

Em Nova York

  • AP

    Putin é o homem mais poderoso do mundo, segundo a Forbes, seguido por Merkel

    Putin é o homem mais poderoso do mundo, segundo a Forbes, seguido por Merkel

Barack Obama é o primeiro presidente dos Estados Unidos a perder o primeiro ou segundo lugar entre as personalidades mais influentes do mundo, segundo a revista Forbes. 

A publicação colocou o presidente russo, Vladimir Putin, na liderança pelo terceiro ano seguido, e a chanceler alemã, Angela Merkel, em segundo. Obama aparece no terceiro lugar e o papa Francisco na quarta posição.

Os mais poderosos, segundo a Forbes

  1. Vladimir Putin, presidente da Rússia
  2. Angela Merkel, chanceler da Alemanha
  3. Barack Obama, presidente dos EUA
  4. Papa Francisco
  5. Xi Jinping, presidente da China


A revista publicou sua 70ª edição do ranking anual algumas semanas depois de o presidente russo iniciar os bombardeios aéreos na Síria e receber em Moscou o colega sírio, Bashar al Assad.

"Quando Obama começa o último ano de sua presidência, é claro que sua influência desaba e agora é mais difícil do que nunca conseguir com que as coisas sejam feitas", escreveu a Forbes.

A intervenção de Putin na Síria reforçou sua influência em nível global, depois de meses de isolamento após a crise na Ucrânia. "Putin continua provando que é um dos poucos homens do mundo suficientemente poderoso para fazer o que quer e sair intacto", avaliou a Forbes.

Apesar das sanções internacionais impostas a Moscou depois da anexação da Crimeia e pelo conflito na Ucrânia, Putin conseguiu com que Estados Unidos e Otan pareçam frágeis e ajudou a reconstruir a influência da Rússia, acrescentou a publicação.

A chanceler alemã, Angela Merkel, subiu três posições e desbancou Obama, que no ano passado aparecia na lista como a segunda personalidade mais influente.

"Merkel é a coluna vertebral dos 28 membros da União Europeia e suas ações decisivas para gerenciar o problema dos refugiados e a crise financeira da Grécia a ajudaram a subir na lista", escreveu a Forbes.

Entre os latino-americanos, o papa argentino aparece em quarto lugar, bem à frente da presidente Dilma Rousseff (37) e seu colega mexicano, Enrique Peña Nieto (52).

O presidente chinês, Xi Jinping, aparece em quinto, caindo duas posições com relação ao ranking de 2014.

A lista de 2015 classifica as 73 personalidades mais influentes entre 7,3 bilhões de pessoas no mundo.

Os pré-candidatos à Casa Branca, a democrata Hillary Clinton (58) e o republicano Donald Trump (72) foram algumas das novidades da lista.

Apenas nove mulheres integram o ranking, enquanto um terço das pessoas são dos Estados Unidos, oito da China, quatro do Japão e quatro da Rússia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos