Premiê britânico apresenta quatro demandas para permanecer na UE

Em Londres

  • Andrew Kelly/ Reuters

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, apresentou nesta terça-feira (10) a Bruxelas suas quatro demandas para pedir o voto a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia (UE) no referendo que deve acontecer até o fim de 2017.

Cameron solicita a proteção dos direitos dos países da UE que não integram a Eurozona; que o Reino Unido fique de fora das próximas etapas para uma integração europeia maior; o fortalecimento da competitividade do mercado único e, por fim, permissão para que Londres imponha limites à imigração dentro da Europa.

O premiê enumerou suas condições em um discurso na Chatham House, uma prestigiosa organização de debates britânica, e enviará uma carta com as demandas ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

O primeiro-ministro expressou sua confiança em obter seus objetivos, mas esclareceu que quer que as reformas "sejam legalmente vinculantes e irreversíveis", e que "não se limitem a boas palavras".

"Tenho toda a confiança de que conseguiremos um bom acordo para o Reino Unido e para seus sócios europeus", afirmou.

"Não duvido que, com paciência, boa vontade e boa fé, isso pode ser conseguido. E assim poderemos fazer d Reino Unido e do conjunto da Europa lugares mais prósperos para as futuras gerações", argumentou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos