Depois de Hillary Clinton, Obama recebe Sanders na Casa Branca

Washington, 27 Jan 2016 (AFP) - O pré-candidato democrata à Casa Branca Bernie Sanders se reuniu, nesta quarta-feita, com Barack Obama, celebrando a neutralidade do presidente americano nas primárias de seu partido, em que espera surpreender a candidata favorita da formação, Hillary Clinton.

"Conversamos sobre diversos temas, das relações exteriores aos assuntos domésticos", declarou Sanders, após o encontro de 45 minutos celebrado no Salão Oval.

"Aprecio este encontro, muito positivo e muito construtivo", acrescentou o pré-candidato de 74 anos a cinco dias do começo das primárias democratas com a votação em Iowa.

Sanders assegurou que não pediu o apoio de Obama, que não ocultou sua simpatia pela candidatura de sua ex-secretaria de Estado, com quem disputou as internas de seu partido em 2008.

Em uma entrevista recente, Obama, sem demonstrar explicitamente seu favorito, destacou as qualidades e experiência de Hillary Clinton, que lhe "permitirá governar desde o primeiro dia".

Sobre isto, Sanders disse que não interpretou de maneira negativa as declarações de Obama e considerou a postura do líder neutra na disputa da candidatura democrata.

"O presidente e o vice-presidente (Joe Biden) tentaram atuar de forma equilibrada e neutra neste processo e creio que assim continuarão fazendo", afirmou o pré-candidato.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos