Dupla explosão perto de santuário xiita na Síria faz 12 mortos

Beirute, 31 Jan 2016 (AFP) - Pelo menos doze pessoas morreram neste domingo em duas explosões perto do santuário xiita de Sayeda Zeinab, ao sul de Damasco, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Muitas pessoas ficaram feridas nas explosões, uma delas causada por um carro-bomba, indicou o OSDH, acrescentando que a causa da segunda explosão não estava clara.

"Duas explosões de origem terrorista, de um carro-bomba seguida pela de um homem-bomba (...) na zona de Sayeda Zeinab", anunciou, por sua vez, a televisão estatal síria, referindo-se a "informações relativas a mortos e feridos", sem dar mais detalhes.

A mesquita de Sayeda Zeinab abriga o mausoléu de uma das netas do profeta Maomé. Muitos peregrinos xiitas do Irã, Iraque, do Golfo e do Líbano visitam o local diariamente.

Em fevereiro de 2015, a mesquita já havia sido alvo de um ataque suicida que matou quatro pessoas e feriu 13 em um posto de controle perto do santuário.

No mesmo mês, uma explosão teve como alvo um ônibus de peregrinos xiitas libaneses que visitavam o local, matando pelo menos nove pessoas em um ataque reivindicado pela Frente Al-Nosra, o ramo sírio da Al-Qaeda.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos