Ban Ki-moon faz sua primeira visita a Burundi desde início da crise

Bujumbura, Burundi, 22 Fev 2016 (AFP) - O secretario-geral das Nações Unidas Ban Ki-moon chegou, na tarde desta segunda-feira, a Bujumbura, em sua primeira visita a Burundi desde o início da crise política neste país em abril de 2015, constatou um jornalista da AFP.

Durante esta visita de 24 horas, Ban tentará, na terça-feira, convencer o presidente Pierre Nkurunziza a desistir de sua oposição às negociações de solução para uma crise que já deixou 400 mortos e 240 mil exilados.

Centenas de pessoas favoráveis ao poder, entre elas muitos membros dos Imbonerakure, liga de jovens do partido presidencial, foram levados de ônibus pela estrada que liga o aeroporto de Bujumbura ao hotel onde estará o secretário-geral da ONU, na margem do lago Tanganyika.

Ban irá participar de uma entrevista, segundo seu programa oficial, com responsáveis dos partidos políticos e de várias ONGs instaladas em Burundi, assim como com o ministro das Relações Exteriores Alain-Aimé Nyamitwe.

Horas antes da chegada do secretário-geral, a capital do país foi palco de novos ataques com granadas, lançadas por pessoas ainda não identificadas que circulavam de moto.

Duas granadas explodiram em dois mercados no norte da cidade, causando ao menos duas mortes e cerca de 10 feridos. Uma terceira granada não provocou vítimas.

Burundi está afundando em uma profunda crise política desde a candidatura, no final de abril de 2015, do presidente Nkurunziza a um terceiro mandato, ao qual foi eleito em julho passado.

Mais de 400 pessoas morreram desde o início desta crise, que também provocou o exílio de mais de 240 mil burundinês, a detenção de mil pessoas e a acusação de execuções extrajudiciais sobre as forças de ordem nacionais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos