Kerry anuncia que viajará a Cuba antes da visita de Obama

Washington, 23 Fev 2016 (AFP) - O secretário americano de Estado, John Kerry, anunciou nesta terça-feira que pretende viajar a Cuba "em uma semana ou duas" para ter um diálogo sobre direitos humanos, antes da visita prevista do presidente Barack Obama a Havana.

"Devo ir para lá em uma semana ou duas, para ter especificamente diálogos sobre direitos humanos", disse o chefe da diplomacia americana durante uma audiência ante a Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Obama realizará nos dias 21 e 22 de março uma visita histórica a Cuba, selando, assim, a reaproximação entre Washington e Havana após mais de meio século de ruptura, isolamento e desconfiança.

Kerry já esteve na capital cubana em agosto do ano passado, para a cerimônia de reabertura da embaixada americana depois de quase um ano de negociações secretas e públicas.

Nesta terça-feira, ao falar ante a comissão do Senado, Kerry lembrou que o próprio Obama demonstrou sua convicção de que todos os problemas acumulados na relação bilateral nos últimos 50 anos não serão resolvidos da noite para o dia.

De acordo com Kerry, Obama pretende "impulsionar a agenda de dialogar com os cubanos sobre o futuro e claramente está ansioso para pressionar pelos direitos de manifestação" ou para colocar símbolos ou mensagens em suas janelas sem correr o risco de ir para a prisão por muitos anos.

A Casa Branca informou na semana passada que Obama se encontrará em Cuba com "representantes da sociedade civil" e da oposição ao governo, mas até o momento não divulgou quem serão os interlocutores do presidente nestes encontros.

nr-ahg/rsr/fj/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos