Marqueteiro de Dilma e Lula é preso ao chegar ao Brasil

São Paulo, 23 Fev 2016 (AFP) - O publicitário das campanhas presidenciais da presidente Dilma e do ex-presidente Lula, investigado pela justiça por receber salários no exterior que seriam provenientes de subornos na Petrobras, foi preso, nesta terça-feira, quando chegava em São Paulo.

O assessor político João Santana "chegou a São Paulo, no Aeroporto de Guarulhos, pouco antes das 10H00 e, posteriormente, viajou para Curitiba em um voo da própria polícia federal", disse à AFP um porta-voz policial na capital paranaense, onde tramita a causa que investiga uma grande fraude à estatal petroleira.

O publicitário estava em Punta Cana, na República Dominicana, trabalhando na campanha de reeleição do presidente Danilo Medina, quando a justiça brasileira emitiu, na segunda-feira, uma ordem de prisão contra ele e sua sétima esposa e sócia, Mônica Moura.

O porta-voz policial disse que Santana, um dos publicitários mais conhecidos da América Latina e que ajudou na eleição de seis presidentes, irá depor no comissariado e depois permanecerá detido.

"Trate-se de uma prisão temporária com validade de cinco dias, em princípio, mas pode ser renovada e convertida em uma prisão preventiva, ficando à disposição da justiça", explicou.

A prisão de Santana, ex-assessor de campanha do falecido presidente venezuelano Hugo Chávez e seu sucessor, Nicolás Maduro, abriu uma nova frente de tormento para Dilma, que já enfrenta dois processos com potencial para dar fim a seu mandato, além de uma profunda recessão econômica que ameaça se tornar a pior do século.

A justiça investiga se os salários de 7,5 milhões de dólares recebidos pelo casal, no exterior, foram por serviços prestados ao PT, no poder há mais de 12 anos, e efetuados pela Odebrecht e um suposto operador financeiro com dinheiro de subornos da Petrobras.

"Há fortes indicações de que esses valores têm origem na própria corrupção na Petrobras", disse, na segunda-feira, o promotor Carlos Fernando dos Santos Lima, em uma coletiva de imprensa.

A defesa de Santana assegurou à TV Globo, na noite de segunda-feira, que o dinheiro em contas no exterior são produto, exclusivamente, de seu trabalho fora do Brasil.

dw-lbc/nr/mp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos