Quatro mortos em confronto com extremistas do EI próximo à capital libanesa

Trípoli, 23 Fev 2016 (AFP) - Quatro pessoas morreram, nesta terça-feira, perto da capital libanesa, durante confrontos entre o grupo extremista Estado Islâmico (EI) e combatentes leais ao governo com sede em Trípoli - anunciou uma autoridade local.

Todos eles eram membros do conselho militar da cidade de Sabrata, aliado da coalizão de milícias Fajr Líbia, que controlam a capital Trípoli, afirmou o prefeito de Sabrata, Hussein al-Dawadi.

Na semana passada, um ataque aéreo americano contra um campo de entretenimento em Sabrata deixou dezenas de mortos.

O Pentágono informou que um alto chefe do grupo Estado Islâmico foi abatido, enquanto a Sérvia disse que dois diplomatas sequestrados no país estavam entre os mortos no ataque.

O EI se instalou na Líbia aproveitando o caos que assola o país desde que uma revolta expulsou Muammar Kadhafi do comando em 2011, com apoio militar de países como França, Estados Unidos e Inglaterra.

Desde a queda de Kadhafi, a Líbia vem sendo dividida em milícias rivais. Dois governos com seus respectivos Parlamentos disputam o poder do país. Um deles é reconhecido internacionalmente, com sede em Tobruk (leste), e o outro, integrado por diversas milícias, algumas islamitas, na capital Trípoli.

mh/nbz/vl/an/lmm./mp/tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos