Biden critica no México 'perigosa' retórica anti-mexicana de Trump

México, 25 Fev 2016 (AFP) - O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, criticou, nesta quinta-feira, de forma indireta a "perigosa" retórica do pré-candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, contra os mexicanos durante uma visita ao México.

"Penso que a retórica que vem de alguns candidatos à Presidência da outra equipe é perigosa, nociva" e é "incrivelmente pouco aconselhável", disse Biden durante um encontro com autoridades mexicanas, embora sem mencionar o nome de Trump.

Desde que anunciou sua campanha presidencial em junho, o milionário Trump levantou uma onda de críticas de personalidades e governos latino-americanos quando descreveu os mexicanos que entram ilegalmente nos Estados Unidos como narcotraficantes, criminosos e estupradores.

Também expressou críticas por propor expulsá-los e obrigar o México a financiar a construção de um muro que divida a fronteira com os Estados Unidos.

"A mensagem que está saindo dos Estados Unidos devido à campanha presidencial sobre as posturas frente aos mexicanos e ao México e, em geral, sobre todo o hemisfério é perturbante", declarou Biden ao iniciar uma reunião na Cidade do México com boa parte do gabinete ministerial mexicano.

Diante de uma sala repleta de ministros mexicanos, liderados pela chanceler Claudia Ruiz Massieu, o vice-presidente democrata dos Estados Unidos enfatizou que apesar das declarações de Trump, ele visita o México para dizer que essas ideias "não representam a postura da grande maioria dos americanos".

Biden, que chegou na noite de quarta-feira à capital mexicana para liderar a terceira rodada de Diálogo Econômico de Alto Nível bilateral, recordou que os Estados Unidos são "uma nação de imigrantes" e disse que "não há sócio mais essencial" para seu país que o México.

O intercâmbio comercial entre México e Estados Unidos soma cerca de 500 bilhões de dólares anuais, segundo o departamento americano de Comércio.

csc-lp/jg/fj/pr/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos