Vice-presidente dos EUA chega ao México para impulsionar diálogo econômico

México, 25 Fev 2016 (AFP) - O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou à Cidade do México na noite de quarta-feira para impulsionar o intercâmbio econômico entre os países vizinhos, que atualmente chega a 1,5 bilhão de dólares diários.

Biden liderará uma forte delegação, que inclui três membros do gabinete presidencial dos Estados Unidos, para a terceira rodada de Diálogo Econômico de Alto Nível bilateral que será realizada nesta quinta-feira no México, informou a Casa Branca.

Neste evento, o lado mexicano estará representado pelo secretário (ministro) da Fazenda, Luis Videgaray.

Mais tarde, Biden - que estará acompanhado da secretária de Comércio, Penny Pritzker, assim como da secretária de Interior, Sally Jewell, e do responsável da pasta de Energia, Ernest Moniz - se reunirá com o presidente Enrique Peña Nieto em sua residência oficial de Los Pinos.

As autoridades americanas afirmaram que a reunião se centrará na economia, mas que também podem ser abordados temas de cooperação em segurança, no contexto do combate ao narcotráfico.

"É difícil isolar os assuntos econômicos dos de segurança pública", disse à AFP um funcionário americano de alto escalão que pediu o anonimato.

A reunião com Peña Nieto "abordará uma série de temas bilaterais", disse o funcionário, mas ressaltou que "o principal objetivo e intenção da viagem são os temas comerciais".

A equipe de Biden também incluirá Alejandro Mayorkas, vice-secretário de Segurança Interna, e Robert Holleyman, Representante Adjunto de Comércio.

bur-lth/yo/cd/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos