Trégua na Síria entra em vigor

Damasco, 26 Fev 2016 (AFP) - O cessar-fogo na Síria entre o regime e os rebeldes entrou em vigor à 00H00 local de sábado (19H00 Brasília de sexta-feira), após um acordo fechado entre Rússia e Estados Unidos com o apoio das Nações Unidas.

A trégua, apoiada por uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, é a primeira deste tipo em cinco anos de guerra, que já deixou 270 mil mortos.

O cessar-fogo não envolve os grupos jihadistas Estado Islâmico (EI) e Frente Al-Nosra, braço sírio da Al-Qaeda, que controlam importantes zonas do território sírio.

Exatamente à 00H00 local de sábado, as armas silenciaram nos subúrbios de Damasco e na cidade de Aleppo, no norte do país, observou a AFP.

Antes do início da trégua, o mediador das Nações Unidas para a Síria, Staffan de Mistura, anunciou sua intenção de convocar para 7 de março uma nova rodada de negociações de paz.

As conversações precedentes, realizadas em Genebra, foram suspensas no começo de fevereiro.

Imediatamente após a declaração de De Mistura, o Conselho de Segurança adotou - por unanimidade - uma resolução que endossa o cessar-fogo e "exige a suspensão das hostilidades.

Durante esta sexta-feira, aviões sírios e russos realizaram 180 ataques contra os arredores de Damasco, o norte e o oeste da província de Aleppo, e as províncias centrais de Homs e Hama. Estas regiões, controladas pelos rebeldes, estão diretamente envolvidas no cessar-fogo.

Os bombardeios foram dirigidos ainda à região de Latakia (oeste) e zonas controladas pelo Estado Islâmico.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos