Quase 60 'balseros' cubanos são repatriados dos EUA

Miami, 24 Mar 2016 (AFP) - A Guarda Costeira americana anunciou nesta quarta-feira que foram repatriados 58 cubanos resgatados de precárias balsas quando tentavam chegar à costa dos Estados Unidos, em meio a uma escalada do fluxo migratório desde o início do processo de degelo bilateral.

Os "balseros" foram levados hoje para a Baía de Cabañas, em Cuba, por uma patrulha da Guarda Costeira, informou o órgão em um comunicado.

Os 58 cubanos foram encontrados em sete embarcações diferentes na última semana, no Estreito da Flórida, os 150 quilômetros de água que separam esse estado de Cuba.

Desde que Washington e Havana começaram sua aproximação em dezembro de 2014, autoridades americanas viram um aumento na chegada de cubanos - por terra e mar - ao território americano, onde a legislação lhes concede benefícios migratórios. Nenhum imigrante de outra nacionalidade dispõe dessas condições.

Os cubanos temem perder esses benefícios com a normalização das relações, seladas esta semana com a visita do presidente Barack Obama à Ilha.

"As políticas migratórias não mudaram. Por isso, pedimos às pessoas que não se lancem ao mar em balsas inadequadas para a navegação", disse o capitão Mark Gordon, da Guarda Costeira, acrescentando que é uma viagem "ilegal e extremamente perigosa".

Na última sexta, 18 cubanos com desidratação severa foram resgatados por um navio de cruzeiro na costa da Flórida. Nove de seus companheiros morreram na travessia.

Durante o ano fiscal 2015, encerrado em setembro passado, mais de 43 mil cubanos entraram nos Estados Unidos, tanto por terra quanto pelo mar, um número que não se via há décadas. Desde outubro, 2.562 cubanos tentaram chegar em balsas à costa americana, segundo a Guarda Costeira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos