Bélgica rebaixa em um nível alerta antiterrorista (ministro)

Bruxelas, 24 Mar 2016 (AFP) - O nível de alerta antiterrorista na Bélgica, elevado ao máximo depois dos atentados de terça-feira em Bruxelas, foi rebaixado em um grau, para 3, nesta quinta-feira, declarou o ministro belga do Interior, Jan Jambon.

A Ocam, Unidade de Coordenação de Análise de Ameaças, organismo que decide o nível de alerta, "propôs e decidiu rebaixar para nível 3" o mesmo, declarou Jambon ao canal de televisão RTL.

O nível três, correspondente a uma ameaça "possível e verossímil", continua tendo uma série de implicações sobre a mobilização e a vigilância das forças de ordem.

A Ocam tinha elevado o nível de alerta para quatro para todo o país, o correspondente a uma ameaça "séria e iminente", na hora seguinte aos atentados, que deixaram ao menos 31 mortos e 300 feridos, após a explosão de bombas no aeroporto internacional de Bruxelas-Zaventem e em uma trecho do metrô na manhã de terça-feira.

A cidade de Bruxelas já tinha passado ao nível 4 em 21 de novembro, em plena busca a um dos suspeitos-chave dos atentados de Paris, Salah Abdeslam, provocando durante cinco dias o bloqueio dos transportes coletivos, das escolas e do comércio.

O nível foi, em seguida, rebaixado para três, mas as autoridades mantiveram a mobilização de centenas de militares para vigiar os edifícios sensíveis no conjunto do território.

axr-pa/jz/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos