Kerry: EUA e Rússia querem projeto de Constituição síria antes de agosto

Moscou, 24 Mar 2016 (AFP) - Os Estados Unidos e a Rússia defendem o projeto de uma nova Constituição para a Síria até agosto, anunciou na noite desta quinta-feira, em Moscou, o secretário de Estado americano, John Kerry, após mais de 4 horas de conversações com o presidente russo, Vladimir Putin.

"Estamos de acordo sobre o fato de que é preciso um calendário e um projeto de Constituição até agosto", declarou Kerry durante coletiva conjunta com o colega russo, Sergei Lavrov.

Kerry disse, ainda, que ele e o presidente Putin acertaram que tentarão influir para que o regime sírio e os rebeldes acelerem as negociações para uma transição política, destinada a por um fim à guerra civil.

O secretário de Estado americano não informou, no entanto, se conversou com Putin sobre o destino do presidente Bashar al Assad, tema de discórdia entre Rússia e Estados Unidos, mas garantiu que os dois países estão de acordo em que o chefe de Estado sírio "deve fazer o necessário" e se engajar no processo de paz.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos