Grupo de 25 balseiros cubanos alcança costa dos EUA

Miami, 28 Mar 2016 (AFP) - Vinte e cinco balseiros cubanos alcançaram os Florida Keys, informaram autoridades nesta segunda-feira, após dois acontecimentos trágicos registrados em dias anteriores, em meio a uma escalada na chegada de migrantes da ilha a solo americano.

O grupo de 24 homens e uma mulher foi avistado na manhã desta segunda-feira por um bote na ilha Cook, perto do Big Pine Key (Flórida, sudeste). Depois foi auxiliado por agentes do gabinete do xerife do condado de Monroe, informou esta instituição em sua página da internet.

Os imigrantes, que estavam em bom estado de saúde, foram entregues à Agência Americana de Imigrações e Alfândega (CBP), indicou o gabinete do xerife.

Os balseiros poderão permanecer no país, já que as leis americanas concedem benefícios migratórios aos cubanos que pisam em terra americana.

No sábado a Guarda Costeira recuperou uma precária balsa perto dos Keys, com 26 cubanos a bordo, sete deles feridos por balas.

Seis das vítimas foram levadas a hospitais em Keys e Miami.

Quando o grupo partia de Cuba, desconhecidos tentaram evitar a viagem, e ao não conseguir deter a balsa atiraram, afirmaram dois dos feridos ao jornal Miami Herald.

Os imigrantes tratados nos hospitais poderão permanecer nos Estados Unidos, já que pisaram em solo americano. Os outros 20 recuperados no mar - entre eles um ferido leve que não precisou de atendimento médico - serão repatriados a Cuba.

Em outro incidente, no dia 18 de março 18 imigrantes cubanos com severa desidratação foram resgatados por um navio em frente à costa da Flórida, mas nove de seus companheiros morreram durante a travessia pelo Estreito da Flórida, os 150 km de mar que separam o estado norte-americano de Cuba.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos