Fidel reaparece em ato público depois de nove meses

Em Havana

Perto de completar 90 anos, Fidel Castro, o líder da Revolução Cubana, reapareceu nesta quinta-feira (7), em seu primeiro ato público em nove meses, no qual falou dos benefícios da escola pública na Ilha comunista.

Mais cedo, o ex-presidente cubano já havia criticado o mandatário dos Estados Unidos, Barack Obama, em artigo publicado no jornal oficial Granma, intitulado "O irmão Obama".

O noticiário da televisão estatal divulgou imagens e declarações do líder da revolução cubana durante homenagem a Vilma Espín, esposa de seu irmão Raúl, falecida em 2007 e considerada uma das heroínas da revolução.

Nas imagens é possível ver Fidel Castro com bom aspecto, vestido com uma jaqueta esportiva de cor branca, um boné preto, e falando, sempre sentado, de forma animada para um auditório cheio. Fidel teve um encontro com alunos e professores com os quais falou sobre temas relacionados com a educação, a saúde e a alimentação.

"Estou certo de que, em um dia como hoje, Vilma estaria muito feliz, porque estaria vendo: sacrificou sua vida. Todo aquele que morre lutando pela Revolução vai deixando energia", declarou Fidel.

Hoje, o eterno comandante falou da escola cubana, que é gratuita e atende a 100% da população.

Mais cedo, Fidel criticou a visita de Obama, entre 20 e 23 de março à Ilha. "Não precisamos de que o império nos dê nada de presente", declarou Fidel Castro em artigo. 

O líder da Revolução Cubana ressurgiu em um ato público antes da realização do VII Congresso do Partido Comunista, em 16 de abril próximo. Nesse evento, o mais importante em um governo que segue o modelo de partido único, como acontece em Cuba, deve-se definir os rumos econômico e político da Ilha para os próximos cinco anos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos