EUA compram 32 toneladas de água pesada do Irã

Nova York, 22 Abr 2016 (AFP) - Os Estados Unidos comprarão 32 toneladas de água pesada do Irã para responder a suas necessidades da indústria e pesquisa nuclear, anunciou nesta sexta-feira o departamento de Estado, em um momento em que os dois países discutem a aplicação do acordo sobre o programa nuclear iraniano.

Esta transação, cujo total não foi anunciado, vai "aportar à indústria dos Estados Unidos um produto crucial, ao mesmo tempo que permitirá ao Irã vender seu excedente de água pesada", comentou o porta-voz da diplomacia americana, John Kirby.

O Irã concordou em frear seu programa nuclear e colocá-lo sob inspeção internacional em um acordo fechado com as potências ocidentais em 14 de julho de 2015.

Em troca, Teerã espera um alívio das sanções contra o país.

O secretário de Estado americano John Kerry se reunirá nesta sexta em Nova York com seu colega iraniano Mohammad Javad Zarif para discutir a forma de avançar na implementação desse acordo.

O anúncio foi criticado em Washington.

"Uma vez mais, a administração de Obama está entregando mais dinheiro ao regime radical do Irã", declarou Ed Royce, presidente do comitê de Relações Exteriores da Câmara de Representantes.

Os legisladores republicanos também pressionam para evitar que Teerã tenha aesso ao sistema financeiro americano.

dc-nr/elc/tm/ja/cn

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos