Coreia do Norte parece ter fracassado em nova tentativa de lançar míssil

Em Seul

  • KCNA/AFP

A Coreia do Norte fez uma segunda tentativa de disparar um míssil de médio alcance e parece ter fracassado novamente, anunciou nesta quinta-feira (28) o Ministério sul-coreano da Defesa.

De acordo com uma fonte do ministério, Pyongyang aparentemente lançou um míssil Musudan às 6H40 (21H40 de Brasília, quarta-feira) a partir de Wonsan, na costa leste do país, mas o projétil desapareceu rapidamente dos radares.

"Caiu poucos segundos depois do lançamento. Parece que foi um fracasso", disse a fonte à AFP.

Nos últimos dias, os serviços de inteligência advertiram para um lançamento iminente de um Musudan.

O míssil Musudan tem alcance de entre 2.500 e 4.000 quilômetros, capacidade para atingir a Coreia do Sul e o Japão, assim como a ilha americana de Guam, no Pacífico.

No dia 15 de abril, data de aniversário do fundador do regime, Kim Il-Sung, o Norte já havia registrado um grande fracasso ao testar um míssil Musudan.

Os reveses acontecem durante a preparação na Coreia do Norte de um congresso do partido único do país, o primeiro em quase 40 anos.

Os analistas temem um novo teste nuclear antes do congresso, que começará em 6 de maio. O dirigente norte-coreano Kim Jong-Un se apoiaria nos testes para reforçar seu poder e ressaltar o que considera êxitos dos programas nucleares e balísticos.

Nos últimos meses, a Coreia do Norte proclamou uma série de avanços técnicos para seu objetivo apenas velado de fabricar um míssil balístico intercontinental (ICBM) equipado com uma ogiva nuclear, que teria capacidade de atingir os Estados Unidos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos