EUA e Rússia acertam estender a Aleppo a trégua na Síria

Washington, 4 Mai 2016 (AFP) - Os Estados Unidos e a Rússia concordaram em estender a trégua na Síria para incluir a cidade de Aleppo, palco de violentos combates, informou o departamento de Estado americano.

"Desde que isso entrou em vigor a 00H01 de Damasco, vimos uma diminuição da violência nessas áreas", afirmou o porta-voz Mark Toner, que, no entanto, acrescentou que ainda há informações sobre combates "em algumas partes".

Washington e Moscou negociavam desde o início da semana a renovação do acordo de cessação das hostilidades na Síria em vigor, em princípio, desde 27 de fevereiro, mas que foi quebrado no final de abril em Aleppo, a grande cidade do norte do país.

Tanto o chanceler russo, Sergei Lavrov, quanto o seu colega americano John Kerry - cujos governos apoiam lados opostos na guerra na Síria - expressaram confiança nestes últimos dias quanto a uma renovação do acordo.

"Como parte de nossos esforços urgentes para reduzir a violência na Síria e reafirmar a cessação das hostilidades em todo o país (Síria), os Estados Unidos e a Rússia chegaram ontem à noite a um acordo para estender este esforço para a província de Aleppo e a cidade de Aleppo", afirmou Toner.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos