Obama denuncia "ignorância" de Trump em assuntos mundiais

Ise-Shima, Japon, 26 Mai 2016 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, denunciou nesta quinta-feira "a ignorância em assuntos internacionais" do provável candidato republicano à Casa Branca em 2017.

"Muitas das propostas que apresentou demonstram ou uma ignorância nos assuntos internacionais ou uma atitude de desdém", declarou Obama à margem da cúpula do G7 no Japão.

O presidente dos Estados Unidos, que já havia manifestado a sua convicção de que Trump não chegaria à presidência, comentou sobre a preocupação suscitada pelo magnata do ramo imobiliário entre outros líderes mundiais.

Estes "acompanham com muita atenção estas eleições. Acredito que podemos dizer que estão razoavelmente surpreendidos com o candidato republicano", disse Obama.

"Não sabem se devem levar a sério algumas de suas declarações. E estão, por razões compreensíveis, surpreendidos com elas", acrescentou.

Questionado sobre as primárias democratas entre a favorita Hillary Clinton e o senador Bernie Sanders, Obama voltou a se abster de tomar partido.

"É importante para nós tentar encerrar (as primárias) de modo que os dois candidatos sintam-se orgulhosos do que fizeram", afirmou.

Os responsáveis da administração Obama denunciam regularmente a natureza irresponsável de algumas propostas de Donald Trump, que diz que a presença dos Estados Unidos na Ásia custa muito caro, e que sugeriu que o Japão e Coreia do Sul se equipassem com armas nucleares para enfrentar a Coreia do Norte.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos