Barack Obama deposita coroa de flores em cenotáfio de Hiroshima

Hiroshima, Japão, 27 Mai 2016 (AFP) - Barack Obama depositou nesta sexta-feira uma coroa de flores no cenotáfio de Hiroshima, que contém dezenas de volumes onde estão escritos os nomes das vítimas da bomba nuclear lançada sobre a cidade por um avião americano no dia 6 de agosto de 1945.

Obama, que chegou ao local pouco antes na companhia do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, se converte, assim, no primeiro presidente americano em exercício a visitar o Parque do Monumento da paz em Hiroshima para prestar homenagem aos 210.000 japoneses mortos pelo fogo nuclear.

"Há 71 anos, a morte caiu do céu", declarou Obama ao iniciar seu discurso diante de milhares de habitantes da cidade, entre eles alguns sobreviventes dos ataques nucleares.

Em seu discurso, o presidente americano prestou homenagem a "todos os inocentes" mortos durante a Segunda Guerra Mundial e defendeu um mundo sem armas nucleares.

No dia 6 de agosto, o exército americano lançou sobre Hiroshima a primeira bomba atômica da história, seguida três dias mais tarde pela de Nagasaki.

A utilização da arma nuclear, produto do Projeto Manhattan realizado no mais absoluto sigilo durante anos, precipitou a capitulação do Japão e o fim da Segunda Guerra Mundial.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos