Topo

Ministro do Interior da Alemanha rejeita 'suspeita generalizada' contra refugiados

25/07/2016 08h33

Berlim, 25 Jul 2016 (AFP) - O ministro alemão do Interior, Thomas de Maizière, rejeitou nesta segunda-feira qualquer "suspeita generalizada" em relação aos refugiados após as agressões e atentados cometidos nos últimos dias por solicitantes de asilo na Alemanha.

"Não devemos suspeitar dos refugiados de forma generalizada, embora existam procedimentos em andamento em casos isolados", declarou De Maizière em uma entrevista ao grupo de imprensa Funke.

Um sírio de 27 anos deixou 12 feridos na noite de domingo quando detonou uma bomba perto de um festival de música em Ansbach (sul). Este jovem, que morreu na hora, havia pedido asilo na Alemanha há um ano, mas seu pedido foi negado. Seria expulso à Bulgária, segundo Berlim.

Além disso, há precisamente uma semana, outro solicitante de asilo que disse ser afegão feriu várias pessoas em um trem com uma faca e um machado em Wurtzburgo (sul), um ato que cometeu em nome do grupo Estado Islâmico (EI).

No domingo, outro solicitante de asilo sírio de 21 anos matou uma mulher de 45 com um facão após uma briga. Neste caso se tratou de um crime passional, segundo a polícia.

Maizière indicou que estão em andamento 59 investigações sobre refugiados na Alemanha, suspeitos de pertencer a organizações terroristas, entre "várias centenas de milhares de pessoas que chegaram recentemente" ao país.

A porta-voz adjunta do governo alemão, Ulrike Demmer, disse que o risco criminal que os refugiados representam ao país não é proporcionalmente "maior que o que envolve o resto da população".

Cerca de um milhão de migrantes chegaram no ano passado à Alemanha, muitos deles sírios que fugiam da guerra que atinge seu país há cinco anos.

ylf/dsa/zm-meb/pc/ma