Topo

Presidente turco Erdogan estará na Rússia em 9 de agosto

26/07/2016 06h16

Moscou, 26 Jul 2016 (AFP) - O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, viajará no dia 9 de agosto à cidade russa de São Petersburgo, onde se reunirá com o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou nesta terça-feira um vice-ministro russo.

"Nosso querido presidente confirmou que no dia 9 de agosto estará em São Petersburgo", declarou o vice-primeiro-ministro turco, Mehmet Simsek, depois de se encontrar com o vice-primeiro-ministro russo, Arkadi Dvorkovich, segundo a agência russa TASS.

Rússia e Turquia já haviam afirmado que Putin e Erdogan "se reunirão nos primeiros dez dias de agosto" na Rússia.

Trata-se da primeira reunião cara a cara entre os dois presidentes desde a crise diplomática de novembro passado, provocada pela derrubada de um avião militar russo pela aviação turca na fronteira entre Síria e Turquia.

Em represália, a Rússia havia tomado medidas de retaliação econômica.

Após meses de tensões entre os dois presidentes, as relações se distenderam no início de julho depois que Erdogan enviou a Putin uma carta de desculpas.

Após o golpe de Estado frustrado contra o presidente turco no dia 15 de julho, Putin falou com Erdogan para manifestar seu apoio e pedir que protegesse os turistas russos.