Topo

Manifestantes incendeiam parlamento após reeleição de presidente no Gabão

31/08/2016 16h10

Libreville, 31 Ago 2016 (AFP) - O prédio da Assembleia Nacional do Gabão foi atacado por grupos de manifestantes que atearam fogo à construção para protestar contra a reeleição do presidente Ali Bongo Ondimba.

"Todo o prédio está em chamas", afirmou uma pessoa no local.

Segundo jornalistas da AFP, é possível ver uma coluna de fumaça sobre o Palácio Leon-Mba.

As forças de segurança foram mobilizadas em várias partes da capital em função da proclamação dos resultados eleitorais.

A comissão eleitoral nacional (Cenap) do Gabão validou nesta quarta-feira a reeleição de Ondimba ante seu rival, Jean Ping.

Bongo governou o Gabão desde 2009, seguindo o caminho de seu falecido pai, Omar Bongo, que permaneceu no poder por 41 anos.

Tanto Bongo quanto Ping proclamaram sua vitória após as eleições de sábado, o que aumentava os temores de uma repetição da violência que abalou o país após as eleições de 2009.

A ONU pediu que os candidatos mantivessem a calma até o anúncio dos resultados oficiais.

Os membros da Comissão eleitoral se pronunciaram com voto secreto baseados em processos verbais questionados pela oposição.

"A oposição se absteve", disse um de seus delegados.

Os delegados de Ping questionam os resultados em uma das nove províncias do país, o Alto-Ogooué, reduto da etnia Téké dos Bongo.

cl-mc-st/jz/me/eg/cn/mvv