Topo

Ministro paquistanês acredita em informação falsa e ameaça Israel com ataque nuclear

AFP
Imagem: AFP

Em Islamabad

26/12/2016 08h00

O ministro da Defesa paquistanês ameaçou no Twitter responder a um ataque nuclear de Israel, ao dar crédito a uma informação falsa que atribuía esta intenção ao ministro da Defesa israelense.

O site AWDNews publicou um texto com o seguinte título: "Se o Paquistão enviar tropas terrestres à Síria com qualquer pretexto, destruiremos este país com um ataque nuclear (ministro da Defesa israelense)".

Na sexta-feira, o ministro Khawaja Asif caiu na armadilha e tuitou: "O ministro da Defesa israelense ameaça tomar represálias nucleares contra o Paquistão por seu suposto papel na Síria contra o (grupo) Estado Islâmico: Israel esquece que o Paquistão também é um Estado nuclear".

O ministério da Defesa israelense respondeu no Twitter ao ministro do Paquistão, um país com o qual não mantém relações diplomáticas, explicando que as declarações recolhidas pelo AWDNews eram "totalmente falsas".

O erro de Asif, que coincide com a proliferação de falsas notícias nas redes sociais, provocou críticas no Paquistão.

"Nosso programa nuclear é um assunto muito sério para ser deixado nas mãos de homens políticos viciados no Twitter", comentou um famoso jornalista de televisão paquistanês, Nusrat Javeed.

Israel nunca reconheceu possuir uma bomba atômica, mas é considerado a única potência nuclear no Oriente Médio.

Por sua vez, o Paquistão realizou seus primeiros testes atômicos em 1998, e calcula-se que tenha um arsenal nuclear de 120 armas, isto é, mais que a vizinha Índia.