UE contata Trump para dissipar 'mal-entendidos' sobre acordo nuclear com Irã

Bruxelas, 17 Jan 2017 (AFP) - A UE contatou de maneira informal a equipe de Donald Trump para dissipar qualquer "mal-entendido" relacionado ao acordo envolvendo o programa nuclear iraniano, que é muito criticado pelo presidente eleito dos Estados Unidos, informou a imprensa europeia nesta terça-feira.

Federica Mogherini, chefe da diplomacia europeia, reafirmou na véspera que os europeus apoiam este acordo "extremamente importante", que mostra que a diplomacia é eficaz.

Firmado em julho de 2015 por Teerã e as seis grandes potências (Estados Unidos, China, Rússia, Alemanha, França e Grã-Bretanha), o acordo tem sido objeto de críticas recorrentes de Donald Trump.

Em entrevista a jornais europeus, Trump declarou que trata-se de "um dos piores acordos já fechados (...), um dos mais estúpidos", mas não revelou se vai questioná-lo.

Os contatos da UE com a futura administração americana visam explicar "o valor agregado do acordo", segundo a fonte diplomática europeia, que pediu para não ser identificada.

"Houve muitos mal-entendidos. Trata-se de um acordo multilateral, então se uma parte se retira as demais podem fazer o mesmo", destacou a fonte, acrescentando que a UE "trabalha de mãos dadas com China e Rússia" neste tema.

No dia 16 de janeiro de 2016 foram suspensas grande parte das sanções internacionais impostas ao Irã em troca de uma limitação do programa nuclear de Teerã, como previa o acordo firmado seis meses antes.

bmm-cds/agr/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos