Trump ataca FBI por vazamentos à imprensa

Washington, 24 Fev 2017 (AFP) - Donald Trump atacou nesta sexta-feira a Polícia Federal dos Estados Unidos, o FBI, incapaz, segundo elem de identificar os agentes que vazam à imprensa informações no âmbito deste organismo.

"O FBI é totalmente incapaz de parar os 'vazadores' sobre a segurança nacional que se difundiram em nosso governo. Eles não podem sequer encontrar os vazadores dentro do próprio FBI. Informações classificadas foram passadas à mídia, isso poderia ter um efeito devastador para os Estados Unidos. ENCONTREM ELES AGORA!", escreveu o presidente em dois tuítes.

A administração Trump está na defensiva frente as acusações de relações inadequadas com a Rússia. Várias investigações estão em andamento sobre o assunto, incluindo uma pelo FBI. Envolvido no caso, o conselheiro de segurança nacional de Trump, Michael Flynn, teve que renunciar na semana passada.

A maioria das acusações contra o presidente republicano e sua comitiva vieram da imprensa, citando fontes do governo anônimas.

Os tuítes de Donald Trump coincidem com uma reportagem veiculada nesta manhã pela CNN sobre a rejeição pelo FBI a uma demanda da Casa Branca, que queria que a agência negasse publicamente as informações da imprensa referentes a supostas comunicações entre a equipe de Trump e possíveis espiões russos durante a campanha eleitoral do ano passado.

O presidente americano já havia ameaçado na semana passada com "pegar" os responsáveis pelos vazamentos para a imprensa, após as revelações dos contatos entre membros de sua campanha e a inteligência russa.

acb-bdx/vog/jb/yow/mr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos