Trump e Netanyahu conversam sobre 'perigo' iraniano

Jerusalém, 6 Mar 2017 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, conversaram nesta segunda-feira por telefone sobre a "ameaça" que representa o Irã, informou o gabinete do premier.

"Ambos conversaram durante um longo tempo sobre o perigo que representa o programa nuclear iraniano, a agressão iraniana na região (do Oriente Médio) e a necessidade de se trabalhar juntos para enfrentar estes riscos", destaca o comunicado.

Israel considera o Irã seu principal inimigo, enquanto Teerã se nega a reconhecer a existência do Estado Hebreu e não mantém relações diplomáticas com Washington desde 1980, em razão da revolução islâmica e da invasão da embaixada americana por estudantes islâmicos.

Irã e o Grupo 5+1 (Estados Unidos, França, Reino Unido, China, Rússia e Alemanha) firmaram em julho de 2015 um acordo que garantia o caráter pacífico do programa nuclear iraniano em troca da suspensão progressiva das sanções internacionais contra Teerã.

Trump e Netanyahu já abordaram a questão iraniana em meados de fevereiro, durante seu primeiro encontro na Casa Branca.

Na ocasião, o presidente americano afirmou que o acordo sobre o programa nuclear iraniano era "um dos piores" e que agiria "para impedir que o Irã desenvolvesse uma arma nuclear", mas não se manifestou sobre a anulação do tratado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos