Topo

Nova ofensiva das forças iraquianas na zona oeste de Mossul

27/03/2017 06h56

Bagdá, 27 Mar 2017 (AFP) - As forças iraquianas retomaram nesta segunda-feira a ofensiva contra os extremistas do grupo Estado Islâmico (EI) na cidade antiga de Mossul, na zona oeste da segunda maior cidade do Iraque.

Quase 400.000 civis estão presos na cidade antiga, cercados pelos extremistas e as forças iraquianas, apoiadas pela coalizão internacional antijihadista liderada por Washington, que tenta recuperar o último grande reduto urbano do EI no Iraque.

"A Polícia Federal e a Força de Reação Rápida (do ministério do Interior) começaram a avançar hoje no eixo sudoeste da cidade antiga", afirma o comandante da Polícia Federal, general Raed Shaker Jawdat, em um comunicado.

A rua Faruk, próxima da mesquita Al-Nuri, é um dos principais objetivos

Esta mesquita tem um valor simbólico para o EI. Foi neste local que o líder Abu Bakr Al-Bagdadi fez em julho de 2014 a sua única aparição pública depois que o grupo extremista proclamou um "califado" nos territórios conquistados no Iraque e na vizinha Síria.

As tropas iraquianas combatem nas imediações da cidade antiga há várias semanas, mas enfrentam uma resistência intensa dos jihadistas, que são acusados de utilizar civis como escudos humanos.

Na semana passada, autoridades iraquianas e testemunhas afirmaram que dezenas de civis morreram perto da cidade antiga, vítimas de bombardeios aéreos, uma "tragédia", segundo o comandante das operações militares americanas no Oriente Médio, Joseph Votel.

Uma investigação foi aberta determinar que membro do exército iraquiano ou da coalizão realizou o ataque e em quais condições.

As forças iraquianas iniciaram em 17 de outubro uma ampla operação para reconquistar Mossul, grande cidade do norte do país.

No final de janeiro as tropas retomaram a zona leste da cidade, dividida pelo rio Tigre, e iniciaram a ofensiva para recuperar a zona oeste em 19 de fevereiro.