Pequim afirma que EUA pediram desculpas pelo erro ao mencionar "República da China"

Pequim, 10 Jul 2017 (AFP) - A China afirmou nesta segunda-feira que o governo dos Estados Unidos pediu desculpas após um protesto oficial de Pequim, em consequência de um comunicado da da Casa Branca que descreve de modo equivocado Xi Jinping como presidente da "República da China".

Xi é presidente da República Popular da China, enquanto República da China é o nome oficial de Taiwan, que Pequim considera uma província que deve ser reunificada com o resto do país.

O erro aconteceu durante a leitura oficial dos comentários do presidente Donald Trump sobre seu encontro com Xi durante a reunião do G20, no fim de semana na Alemanha

As relações entre China e Estados Unidos passam por um momento de tensão após a venda de armas de Washington a Taiwan, ao que Pequim expressou veemente oposição.

Pequim pede respeito à política de "Uma só China", ou seja, o reconhecimento de que existe apenas uma China, a República Popular da China, e que Taiwan faz parte dela.

Washington, no entanto, continua sendo um grande aliado de Taiwan, apesar de não manter relações oficiais com Taipé há várias décadas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos