Topo

Atentado suicida na embaixada do Iraque em Cabul

31/07/2017 06h46

Cabul, 31 Jul 2017 (AFP) - Um ataque reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI) estava em curso nesta segunda-feira contra a embaixada do Iraque em Cabul, no centro da capital afegã, cenário de várias explosões e tiros.

"Um homem-bomba detonou a carga explosiva diante da embaixada iraquiana e dois criminosos tentavam entrar no complexo de edifícios", afirmou uma fonte das forças de segurança que pediu anonimato.

"As forças especiais estão no local e os civis estão sendo retirados da área", completou.

A agência de propaganda do EI, Amaq, reivindicou o atentado e informou que "dois combatentes" executavam um ataque contra "o edifício da embaixada do Iraque na cidade afegã de Cabul", sem revelar mais detalhes.

O ministério afegão do Interior confirmou à AFP o ataque.

"Às 11H20 (3H50 de Brasília, um grupo de quatro terroristas atacou a embaixada iraquiana no distrito 4 de Cabul", centro da capital, afirma um comunicado divulgado pelo ministério.

"Um primeiro homem-bomba explodiu na entrada do local e outros três abriram caminho. A polícia reagiu rapidamente e os funcionários da embaixada foram levados para um local seguro", completa o texto.

"Há uma operação em curso para matar os terroristas", afirma o comunicado.

Os moradores da região mencionaram explosões, tiros e o uso de granadas.

Viaturas da polícia e ambulâncias foram enviadas ao local do ataque.

A embaixada iraquiana fica perto da sede da "Afghan Public Protection Police Forces" (APPF), um serviço do ministério do Interior criado para proteger os edifícios não oficiais.

Esta é a primeira vez que a embaixada do Iraque em Cabul é alvo de um ataque, depois de vários atentados contra representações ocidentais.