Topo

Nazista Mengele escapou duas vezes dos serviços israelenses, diz ex-espião

O médico alemão nazista Josef Mengele, um dos criminosos de guerra mais procurados da história, que morreu afogado em Bertioga, litoral de São Paulo, em 1979 - Reprodução
O médico alemão nazista Josef Mengele, um dos criminosos de guerra mais procurados da história, que morreu afogado em Bertioga, litoral de São Paulo, em 1979 Imagem: Reprodução

05/09/2017 12h00

O Mossad israelense perdeu pelo menos em duas ocasiões a oportunidade de capturar o fugitivo nazista Josef Mengele, que mandou milhares de judeus para a morte no campo de concentração de Auschwitz. Ele morreu no Brasil em 1979, conforme relatou um ex-agente nesta terça-feira (5).

Rafi Eitan, que dirigiu o comando que capturou em 1960 o líder nazista Adolf Eichmann na Argentina, relatou que, nessa operação, ele e sua equipe descobriram o esconderijo de Mengele.

"Quando capturamos Eichmann, Mengele vivia em Buenos Aires. Encontramos seu apartamento, e o mantivemos sob vigilância", contou à rádio pública israelense, em um momento em que os serviços secretos israelenses tornaram públicos documentos sobre as operações para capturar aqueles que os prisioneiros chamavam de "Anjo da Morte".

Eitan, de 90 anos, afirmou que, enquanto o Mossad mantinha Eichmann em lugar seguro depois de ter sido preso, o chefe da agência, Issar Harel, também quis agir contra Mengele, mas que ele se opôs ao plano.

"Não queria realizar duas operações ao mesmo tempo, porque já havíamos tido sucesso na primeira e, na minha experiência, se outra operação é tentada, coloca-se ambas em perigo", afirmou Eitan.

Esse agente permaneceu na Argentina para não perder o rastro de Mengele, enquanto seus colegas levavam Eichman para Israel, onde depois foi julgado e condenado à forca.

Mengele desapareceu de seu apartamento, e seus vizinhos disseram que ele voltaria em uma semana, relata.

"Esperamos uma semana, mas a prisão (de Eichman) foi anunciada no mundo todo. Aí, Mengele nunca mais voltou para seu apartamento em Buenos Aires", completou.

O Mossad voltou a localizá-lo outra vez no final de 1962, no Brasil, vivendo "como um fazendeiro, perto de São Paulo". A direção da agência israelense não autorizou, porém, a operação contra Mengele, considerando que havia outras prioridades no mundo, explica Eitan.

Mengele morreu afogado, por acidente, em 1979, ainda no Brasil.