Topo

EUA colocam chefe do Hamas em sua lista negra de terroristas

31/01/2018 18h11

Washington, 31 Jan 2018 (AFP) - Os Estados Unidos incluíram nesta quarta-feira (31) o líder do movimento palestino Hamas, Ismail Haniya, em sua lista negra de "terroristas", em meio à forte tensão entre Washington e os palestinos após o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel por Donald Trump.

O anúncio do Departamento de Estado "não desanimará" a "resistência" contra Israel, assegurou o movimento Hamas, que controla a Faixa de Gaza desde 2007.

"A decisão americana de incluir Haniya na lista de terroristas é uma tentativa frustrada de pressionar a resistência", acrescentou o grupo.

O chefe do movimento "ameaça a estabilidade do Oriente Médio" e esteve "envolvido em ataques terroristas contra cidadãos israelenses", disse anteriormente o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, citado em comunicado.

Desde 1997 o Hamas foi incluído nesta lista de "organizações terroristas estrangeiras". Haniya, de 55 anos, "tem vínculos próximos com a ala militar do Hamas e tem sido o promotor da luta armada, incluindo contra civis", acrescentou a nota oficial.

"É suspeito de estar envolvido em ataques terroristas contra os israelenses" e o movimento "é responsável pela morte de 17 americanos durante ataques terroristas", detalhou o Departamento de Estado.

O coordenador do Departamento de Estado para o Contraterrorismo, Nathan Sales, evocou nesta quarta-feira em uma conferência em Tel Aviv o "respaldo" do Irã ao Hamas e outros "grupos terroristas palestinos", aos quais "potencialmente destinou até 100 milhões de dólares por ano".

Esta decisão é tomada em um momento em que o Hamas concluiu um frágil acordo do reconciliação com o presidente palestino, Mahmud Abbas, para criar um governo de união depois de mais de 10 anos de confrontos. Mas o processo parou.

As tensões entre os Estados Unidos e os palestinos estão em seu momento mais crítico, depois que o presidente Trump reconheceu Jerusalém como capital de Israel no fim de 2017.

- "Linhas vermelhas" -Se um acordo permitiria reunir a Faixa de Gaza e a Cisjordânia sob um mesmo comando, também deixaria questionamentos. Israel e os Estados Unidos anunciaram suas condições para tratar com um governo de unidade: o reconhecimento de Israel, renúncia à violência e o desarmamento do Hamas.

Ismael Haniya considerou que "todas as linhas vermelhas" foram rebaixadas, enquanto a Autoridade Palestina rejeitou uma mediação de Washington nas negociações de paz com Israel.

O presidente Abbas não se encontrou com o vice-presidente americano, Mike Pence, durante sua visita à região em meados de janeiro.

"Faltaram ao respeito conosco", protestou Trump na semana passada, ameaçando deixar de enviar "centenas de milhões" aos palestinos. O Departamento de Estado já congelou mais da metade de sua contribuição à agência da ONU para os refugiados palestinos (UNRWA).

Ao ser parte desta lista, o Departamento do Tesouro congela qualquer bem ou propriedade de Haniya nos Estados Unidos e proíbe que empresas e cidadãos americanos façam negócios com ele.

O Departamento de Estado também incluiu em sua lista negra Harakat al-Sabireen, um pequeno grupo militante que se separou da Jihad islâmica perto do Irã e que opera em Gaza, e outros dois grupos ativos no Egito: Liwa al-Thawra e HASM.

"Estas designações apontam para grupos terroristas fundamentais e líderes, incluindo dois apoiados e dirigidos pelo Irã, que estão ameaçando a estabilidade do Oriente Médio, socavando o processo de paz e atacando nossos aliados de Egito e Israel", disse Tillerson.