Trump diz que 'fronteiras abertas' promoveram armas, gangues e custaram vidas

Washington, 31 Jan 2018 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira em seu discurso sobre o estado da União que as "fronteiras abertas" do país permitiram a proliferação de drogas, armas e gangues, em um fenômeno que levou à "perda de muitas vidas inocentes".

Trump disse que "por décadas, as fronteiras abertas permitiram que drogas e gangues derramassem sobre nossas comunidades mais vulneráveis".

Apontando uma convidada na plateia - uma mãe que perdeu duas filhas assassinadas por criminosos - Trump instou o Congresso a se unir para "fechar as brechas" que, segundo ele, permitem a entrada de gangues como a MS-13 de El Salvador.

"Muitos destes bandidos tiraram vantagem de brechas evidentes e de nossas leis ao entrar ilegalmente no país como menores de idade não acompanhados", afirmou Trump.

Se o presidente conseguir o apoio do Congresso, seus planos em termos de imigração estariam baseados em quatro pilares, disse.

O primeiro, que poderia não obter o apoio de sua base, fortemente anti-imigrante, consiste em conceder um "caminho para a cidadania" para os estrangeiros sem documentos que chegaram ao país na infância.

O segundo pilar, disse Trump, "protege completamente a fronteira" sul, através da construção de um muro nos limites com o México e da contratação de mais agentes de imigração.

O terceiro pilar seria terminar com o sistema de sorteio de documentos de residência, que seria substituído por um suposto sistema de méritos para os imigrantes com habilidades requeridas por empresas americanas.

E o quarto - que gerou protestos dos legisladores democratas durante o discurso - colocaria fim às políticas que permitem o reagrupamento familiar, limitando ao máximo a possibilidade de que os imigrantes já instalados no país possam trazer membros de suas famílias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos