Venezuela está entre os 12 países mais corruptos do mundo, segundo ONG

Frankfurt am Main, 21 Fev 2018 (AFP) - A ONG Transparência Internacional lamentou nesta quarta-feira (21) a falta de esforços no mundo para combater a corrupção, ao publicar seu índice anual sobre o tema, no qual a Venezuela aparece entre os 12 últimos.

No Índice de Percepção da Corrupção de 2017, liderado por Nova Zelândia e Dinamarca como os países menos corruptos, a Venezuela é o país latino-americano pior colocado, em 169º lugar, junto com o Iraque, enquanto o Uruguai obtém a melhor pontuação do grupo, ficando na 23ª colocação.

A Transparência Internacional destaca a relação entre os níveis de corrupção e liberdade de imprensa ao indicar que, "nos últimos seis anos, mais de nove em cada 10 jornalistas foram assassinados em países com pontuações" baixas em seu índice.

"Além disso, um em cada cinco jornalistas que morreu estava trabalhando em investigações sobre corrupção", acrescenta, colocando como exemplo o caso do Brasil, que está em 96º lugar, junto com Peru, Panamá e Colômbia.

"Os repórteres no Brasil - perseguidos por investigar a corrupção em governos locais e ao crime ligado às drogas - arriscam sua vida diariamente apenas para fazer seu trabalho", assinala o texto.

"Embora deter a corrupção leve tempo, nos últimos seis anos muitos países conseguiram progressos mínimos, ou nulos", assinala a organização anticorrupção, que celebra, não obstante, que países como Costa do Marfim, Senegal e Reino Unido "tenham melhorado de maneira significativa sua pontuação" nesse período.

Nações como Síria, que em 2018 entra em seu oitavo ano de guerra, e Iêmen, afundado há três anos em uma guerra civil, seguiram caindo na classificação, que termina com a Somália.

Veja a seguir os 10 primeiros Estados da classificação, seguidos por uma seleção de países e territórios pontuados entre zero (o mais corrupto) e 100 (o menos corrupto), com base em dados de organizações internacionais como o Banco Mundial, o Banco Africano de Desenvolvimento e o Fórum Econômico Mundial.

1. Nova Zelândia (89 pontos)

2. Dinamarca (88)

3. Finlândia, Noruega, Suíça (85)

6. Singapura, Suécia (84)

8. Canadá, Luxemburgo, Holanda, Reino Unido (82)

12. Alemanha (81)

...

16. Estados Unidos, Bélgica (75)

23. Uruguai, França (70)

26. Chile, Butão (67)

29. Portugal, Catar, Taiwan (63)

38. Costa Rica, Lituânia (59)

42. Espanha, República Tcheca, Chipre (57)

54. Itália, Maurícia, Eslováquia (50)

62. Cuba, Malásia (47)

85. Argentina, Suazilândia, Ilhas Salomão, Kuwait, Kosovo, Benim (39)

96. Brasil, Peru, Panamá, Colômbia, Zâmbia, Tailândia, Indonésia (37)

112. Bolívia, El Salvador, Níger, Maldivas, Argélia (33)

135. México, República Dominicana, Honduras, Paraguai, Rússia (29)

143. Guatemala, Mauritânia, Líbano, Quênia, Bangladesh (28)

151. Nicarágua, Uganda (26)

169. Venezuela, Iraque (18)

180. Somália (9)

bur-sgf/mb/cb

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos