Conselho de Segurança da ONU vota nesta sexta-feira sobre cessar-fogo na Síria

Nações Unidas, Estados Unidos, 23 Fev 2018 (AFP) - O Conselho de Segurança da ONU submeterá à votação nesta sexta-feira às 16H00 GMT (13H00 de Brasília) um projeto de resolução sobre um cessar-fogo de 30 dias na Síria para permitir a ajuda humanitária e as evacuações médicas em Ghuta Oriental, informou uma fonte diplomática.

Os membros do Conselho de Segurança receberam uma versão com emendas do texto inicial, negociado há duas semanas.

O novo texto se limita a "pedir" um cessar-fogo, enquanto a versão anterior usava o verbo "decidir".

Também especifica que a trégua não será aplicável a "indivíduos, grupos, empresas e entidades associadas" a Al-Qaeda e ao grupo Estado Islâmico. A versão precedente mencionava apenas as duas organizações.

Ainda não está claro se a Rússia, que tem direito de veto no Conselho de Segurança, apoiará a resolução. Na quinta-feira à noite, o embaixador russo na ONU, Vasili Nebenzia, disse que não havia acordo para um cessar-fogo humanitário.

O texto tem como objetivo aliviar o cerdo do regime sírio ao reduto rebelde de Ghuta oriental, fornecer ajudar humanitária urgente (medicamentos e comida) e organizar a saída de várias pessoas nesta área de quase 400 habitantes.

O projeto foi apresentado em 9 de fevereiro por Suécia e Kuwait, mas as negociações pararam e, desde então, o regime sírio bombardeia Ghuta oriental, com um balanço de mais de 400 mortos nos últimos cinco dias.

Mais de 13,1 milhões de sírios precisam de ajuda humanitária, incluindo os 6,1 milhões de deslocados dentro do país desde o início, em 2011, de uma guerra civil que matou mais de 340.000 pessoas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos