Americanos têm 40% das armas de fogo do mundo, aponta estudo

  • Getty Images

Os americanos representam 4% da população mundial, mas são donos de 40% das armas de fogo que existem, revelou um novo estudo divulgado nesta segunda-feira (18).

Existem mais de 1 bilhão de armas de fogo no mundo, 85% delas em mãos de civis e o resto em poder de forças militares e de ordem interna, de acordo com a Small Arms Survey.

A pesquisa, realizada pelo Graduate Institute of International and Development Studies em Genebra (Suíça), baseia suas estimativas em várias fontes, incluindo o registro de compra de armas por civis de 133 países e territórios assim como os resultados de estudos de campo em 56 países.

Dos 857 milhões de armas que estão nas mãos de civis, 393 milhões se encontram nos Estados Unidos, uma quantidade maior do que a somada por outros 25 países que aparecem no topo da lista.

"Os americanos compram cerca de 14 milhões de armas novas e importadas por ano", disse Aaron Karp, um dos autores do estudo, em uma coletiva de imprensa na sede da ONU em Nova York.

"Por que compram tantas armas? Bom, esse é outro debate, mas pode-se dizer que as compram porque podem. O mercado americano é extraordinariamente permissivo", acrescentou.

Existem 121 armas para cada 100 habitantes nos Estados Unidos, 53 no Iêmen, 39 em Montenegro e 35 no Canadá. No outro extremo, Japão e Indonésia têm menos de uma arma para cada 100 habitantes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos