Topo

Grupos líbios acertam trégua após letais combates

28/08/2018 11h27

Trípoli, 28 Ago 2018 (AFP) - Grupos armados líbios firmaram uma trégua na madrugada desta terça-feira (28), depois de combates em Trípoli que deixaram pelo menos cinco mortos - informaram moradores das zonas atingidas e uma fonte dos serviços de segurança, que pediu para não ser identificada.

A fonte ouvida pela AFP disse que o acordo de cessar-fogo foi fechado na madrugada, e as negociações devem continuar nesta terça para mantê-lo em vigor.

Uma moradora de Ain Zara, localidade situada nos arredores da capital, disse que reinava a calma na manhã desta terça, após os choques entre dois grupos armados teoricamente ligados ao Governo de Unidade Nacional (GNA), reconhecido pela comunidade internacional.

Habitantes dos bairros de Salahedin e Khallet al-Ferjan, também ao sul de Trípoli, confirmaram a trégua, embora algumas estradas continuem fechadas à circulação, relataram à AFP.

Os combates enfrentaram a 7ª Brigada, uma milícia da cidade de Tarhuna (60 km ao sudeste de Trípoli) e um grupo armado em Trípoli, explicou o ministro do Interior, Abdessalam Ashour.

Desde a queda do regime de Muamar Khadafi em 2011, Trípoli é palco de uma dura disputa entre milícias em busca de dinheiro e de poder.

Durante o verão de 2017, as milícias pró-GNA conseguiram expulsar vários grupos rivais de Trípoli.

bur-ila/rb/gk/jz/mb/tt