Topo

Um morto e dezenas de feridos em explosão de bomba nas Filipinas

28/08/2018 15h46

Cotabato, Filipinas, 28 Ago 2018 (AFP) - A explosão de uma bomba nesta terça-feira (28) no meio de uma multidão em um festival no sul das Filipinas provocou a morte de uma pessoa e deixou dezenas de feridos, no segundo ataque fatal em menos de um mês na região, assinalaram as autoridades.

A forte explosão aconteceu na cidade de Isulan, perto de um mercado noturno que fazia parte das celebrações locais, o que provocou a debandada de pessoas aterrorizadas.

A explosão "foi muito forte, abandonamos imediatamente a área, mas não consigo esquecer a imagem de uma criança carregada pelo pai com a blusa coberta de sangue", afirmou Judy Sapto, moradora do bairro que presenciou os acontecimentos.

Não houve uma reivindicação imediata do atentado, mas as suspeitas recaíram sobre os insurgentes islamitas, que há décadas lutam no sul do arquipélago, cuja população é majoritariamente católica.

"É óbvio que por trás disso estão os Bangsamoro Islamic Freedom Fighters (BIFF), que têm ligações com o grupo Estado Islâmico (EI). Eles costumam estar na origem deste tipo de ataque", declarou Arvin Encinas, capitão do Exército filipino.

O gabinete do prefeito local assinalou que foram encontradas outras duas bombas na área, mas foram desativadas por técnicos em explosivos.

Uma pessoa morreu e ao menos outras 36 ficaram feridas na explosão, acrescentou a fonte. Ainda não houve um relatório sobre o estado de saúde dos feridos.

str-jm/qan/age/mb/cb/mvv