Topo

Braço direito de Chapo Guzmán é sentenciado à prisão perpétua nos EUA

30/11/2018 18h38

Washington, 30 Nov 2018 (AFP) - Um ex-líder do Cartel de Sinaloa, braço direito do poderoso narcotraficante mexicano Joaquín "Chapo" Guzmán, foi sentenciado nesta sexta-feira (30) à prisão perpétua nos Estados Unidos, disseram fontes judiciais.

O mexicano Dámaso López Núñez, conhecido como "El Licenciado" e ligado ao homicídio do jornalista mexicano Javier Valdez, ouviu a sentença em um tribunal federal em Alexandria, na Virgínia, após se declarar culpado de tráfico de drogas em 28 de setembro.

O juiz federal Thomas Ellis, do Distrito Leste da Virgínia, decidiu que o narcotraficante, de 52 anos, deverá passar o resto da vida atrás das grades.

López Núñez ajudou Chapo a realizar a sua primeira fuga da prisão há 17 anos e, segundo muitos, era seu sucessor no Cartel de Sinaloa, considerada a maior e mais violenta organização de narcotráfico do mundo.

"El Licenciado" fue extraditado para os Estados Unidos em 6 de julho, depois de ter sido acusado em dezembro de 2016 de importar ilegalmente ao país "quantidades significativas de narcóticos" entre 2003 e 2016.

Após a sua captura, em maio de 2017 na Cidade do México, o procurador-geral interino do México, Alberto Elías Beltrán, considerou López Núñez uma possível "testemunha-chave" no julgamento contra Guzmán, que começou este mês em Nova York.

Segundo o Departamento de Tesouro dos Estados Unidos, "El Licenciado" chegou a ser um grande substituto de Chapo depois de ajudá-lo a fugir da prisão de segurança máxima de Puente Grande, no centro do México, em 2001. López Núñez era então subdiretor dessa prisão.

Chapo, que depois dessa fuga permaneceu 13 anos foragido, foi detido novamente no início de 2014, embora tenha conseguido fugir pela segunda vez em meados de 2015. As autoridades o recapturaram em janeiro de 2016 e o extraditaram um ano depois aos Estados Unidos, onde seu julgamento começou em 13 de novembro sob forte medida de segurança.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Newsletters

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero receber